terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Como Desmontar a Consola Central do Nissan Qashqai [Tutorial]


- para quem quiser substituir o auto-rádio por sua conta e risco -




Em Janeiro de 2010 dei-vos a conhecer o sistema de navegação Pioneer AVIC-F700BT que instalei no meu Nissan Qashqai.
Agora trago-vos um tutorial para que possam, vocês mesmos, desmontar a consola central e substituir o auto-rádio original por um sistema multimédia 2 DIN que podem encontrar em várias lojas online a preços bastante convidativos.


Antes de mais, ter à mão uma tradicional faca para barrar manteiga (de ponta arredondada não muito larga) envolta num pano fino e macio para não riscar os plásticos da consola central. Uma chave de estrela de preferência magnetizada (para que os parafusos não se percam no interior do Qashqai). Fita adesiva isoladora também é bem-vinda para juntar e, obviamente, isolar eventuais cabos que possam estar, ou ficar, soltos.

Após reunir todo o material necessário, colocar mãos à obra:



MUITO IMPORTANTE: Antes de mais, é impreterível desligar o borne negativo (-) da bateria do Qashqai. Desta forma prevenimos eventuais anomalias electrónicas ao ligar e desligar cabos.

1. A consola central do Qashqai é composta por duas partes (identificadas como "1" e "2" na foto seguinte):


2. Começar pela Parte "2". Inserir a ponta da faca (com o respectivo pano macio a envolver) nos locais identificados na seguinte foto com os pequenos rectângulos a vermelho para soltar a parte inferior.
Não se assustem se tiverem de fazer alguma força. O material pode deformar-se um pouco, mas acaba por voltar ao normal:



3. Lateralmente, e no local indicado com um rectângulo amarelo (nº 3) na foto seguinte, inserir a faca para soltar mais um "grampo". Repetir o processo do lado oposto:


4. Após a Parte "2" estar solta, podem deixá-la a "descansar" encostada à caixa de velocidades. Não há necessidade de desligar cabos:


5. Avançar para a Parte "1". Colocar os dedos nos locais indicados na foto seguinte com as linhas onduladas a vermelho e puxar até soltar:


6. Ir colocando os dedos lateral e simultaneamente de forma a soltar todos os grampos posicionados nos locais assinalados a vermelho na foto seguinte.
O único cabo que devem obrigatoriamente desligar é o que vem da zona das duas saídas de ar superiores - trata-se do cabo dos "4 piscas":

ATENÇÃO: Podem desligar todos os cabos, excepto o que liga directamente ao mostrador dos avisos luminosos dos cintos! Se o fizerem, irão ter um aviso constante do airbag no computador de bordo e só o conseguirão desligar indo à oficina!


7. E pronto! Temos o auto-rádio totalmente à vista. Desaparafusar os 4 parafusos indicados na seguinte foto:


8. Após os 4 parafusos retirados, basta subir o auto-rádio (conforme demonstra na foto seguinte) e puxá-lo na nossa direcção:


9. Aqui fica a legenda dos 3 cabos que estão conectados ao rádio:


Agora depende de vocês e do auto-rádio que colocarem. De preferência, um 2 DIN com sistema de navegação.
Antes de decidirem avançar para uma operação destas, certifiquem-se que o substituto é compatível com o Qashqai.





[baseado nas dicas de © MATTLET, ESM Electronic Service Manual do Nissan Qashqai e Manual de Instalação Pioneer AVIC-F Series]

Sem comentários:

Enviar um comentário