terça-feira, 24 de abril de 2012

Há 30 Anos Surgiu o ZX Spectrum



ZX 80
ZX 81
O Spectrum não foi, de forma alguma, o primeiro computador doméstico. Nem tão pouco o primeiro computador no qual as crianças poderiam desenvolver técnicas de programação ou experimentar jogos de vídeo. Foi, isso sim, o primeiro computador que os jovens pediam aos pais como sendo um aliado para os trabalhos de casa. Mas, sejamos realistas, o Spectrum seria sobretudo para jogos! 
Sir Clive Sinclair


BBC Micro
O Spectrum nasceu da rivalidade entre Clive Sinclair (ZX80 e ZX81) e o seu ex-sócio Chris Curry, que ganhou a licença da BBC para criar uma máquina para ser usada nas escolas: o BBC Micro


Poucos meses depois do lançamento do BBC Micro, surgiu o Sinclair ZX Spectrum transformando-se num enorme sucesso mesmo não tendo uma campanha publicitária ao nível do seu rival. O modelo original, disponível com 16k e 48k, será para sempre recordado pelas suas teclas de borracha, semelhantes às de um comando remoto de televisão.


Era uma excelente máquina para programar, pois cada tecla possuía, para além de uma letra ou número, um símbolo e um atalho para dois comandos distintos.


Mas foram os jogos que mais notoriedade deram ao ZX Spectrum. A quantidade de títulos disponíveis era enorme e a crescente popularidade do Spectrum incentivava as companhias a lançarem mais e melhores jogos.


Já aqui, no Pixel THING, lembrámos com nostalgia a Ocean Software, uma das principais companhias produtoras de jogos para este computador.


O suporte para os jogos e programas produzidos para o Spectrum era a típica cassete de áudio o que tornava a pirataria de software uma fonte de lucro para muitos. Bastava possuir sistema de áudio com duplo deck para ser possível a cópia desenfreada.


Para tentar colocar um travão a estas práticas ilícitas, várias medidas foram tomadas. Uma das mais comuns consistia em solicitar ao jogador que pressionasse a tecla corresponde à letra que constava numa palavra específica, numa determinada frase, situada numa determinada página do manual de instruções do jogo. Tirar cópias do dito manual era dispendioso para a época e, assim, os piratas viam-se obrigados e transcrever todas as páginas à mão.


Parabéns, ZX Spectrum!


Sem comentários:

Enviar um comentário