Skip to main content

Featured

A Magia Perdida do Shareware e das Demos de Videojogos

Lembram-se da emoção de esperar pelo ruído da cassete, rezando para que a demo carregasse? 📼 Nesta viagem nostálgica, recuamos aos anos 80 e 90 para celebrar a arte perdida das demos de videojogos . E não só! Houve um tempo em que os estúdios confiavam tanto na qualidade dos seus jogos que nos davam partes inteiras de graça. Recordo a revolução do Shareware , a paciência dos jogadores do ZX Spectrum com as demos da revista MicroHobby , a emoção dos Demo Discs da PlayStation e os DVDs repletos de conteúdo das revistas portuguesas BGamer , Mega Score e Hype . Para finalizar, analiso a triste transição para os trailers cinematográficos e o modelo de " Acesso Antecipado " e " Betas Pagas " de hoje, que substituíram a transparência pela pré-reserva cega. Neste vídeo vais encontrar: A Era da Cassete: O peso da revista e o carregamento lento. O Manifesto Shareware: Como Doom se espalhou "gratuitamente". Os Demo Discs: Por que é que o conteúdo era tão memor...

Uma Primeira "Espreitadela" ao meu Modesto Home-Theater



Sempre fui um aficionado da 7ª Arte. Adoro a envolvente visual e sonora que uma sala de cinema consegue criar. Sempre desejei conseguir reproduzir todas essas sensações no conforto do meu sofá. Assim sendo, apenas com um video-projector conseguiria isso mesmo: uma experiência cinematográfica em casa digna desse mesmo nome.
Coloquei, então, mãos à obra.
A escolha entre as tecnologias de projecção existentes no mercado é bastante discutível tornando-se quase num gosto pessoal. Após muita pesquisa online, a opção recaiu sobre o Optoma HD600X com tecnologia DLP, uma vez que não sou sensível ao efeito aro-íris. Trata-se de um projector de cinema com resolução HD 720p nativa, respeitando a regra: "mais vale um bom projector HD do que um mau Full HD".
Para além do custo do projector, necessitei de adicionar algum material extra para que este projecto se tornasse possível. Assim sendo, aqui vos deixo uma lista das restantes aquisições:


• dez metros de calhas auto-adesivas;
• vinte e um metros de cabo áudio para as colunas surround;
• dez metros de cabo HDMI 1.3;
Hub auto-switch de sinal HDMI
Cabo HDMI espalmado de 10 metros

• dez metros de cabo eléctrico;
• suporte de tecto standard para o projector;
• dois suportes de parede para as colunas surround;
• móvel para alojar o DVD, o amplificador e a XBOX 360;
• adaptador de rede wireless original Microsoft para a XBOX 360;
• uma hub auto-switch repartidora de sinal HDMI (3 entradas e 1 saída);
Suportes de parede
para colunas surround
Suporte de tecto standard
para projector
Adaptador de rede wireless original Microsoft
para a XBOX 360
• um estore preto de tecido que impede a penetração dos raios solares (Tupplur IKEA);
• e outras pequenas coisas, como por exemplo: parafusos e buchas, fita adesiva vermelha, pés de borracha anti-derrapantes, etc.


Como sistema sonoro, possuo um amplificador para home-cinema Sony TA-KSL7 - com quase 8 anos - que ainda está para as curvas!



Filmes e jogos (XBOX 360) ganharam outra "dimensão" com uma qualidade muito boa de som e imagem. Através da consola da Microsoft, acedo e reproduzo, sem fios, os conteúdos multimédia (vídeos, imagens e música) alojados no PC principal da casa utilizando o Windows Media Center Extender.
Não disponho (ainda) de leitor de Blu-ray, mas julgo que, em breve, será uma compra obrigatória.


O conteúdo da embalagem
O projector Optoma HD600X


A instalação






Algumas imagens de filmes (a qualidade da fotografia não faz jus ao que realmente é visto ao vivo):


























"The Fifth Element"


"Star Wars: A New Hope"


"Gladiator"


"Gladiator"


"300"







O aparelho de reprodução é um normalíssimo leitor de DVD Toshiba SD480E que faz upscaling de DVDs até 1080p. 


Pelas minhas contas, estou com uma diagonal de imagem de 263,89 cm (104 polegadas):


Esta divisão da casa foi previamente planeada com o intuito de servir como sala de ensaios. Assim sendo, o tecto e as paredes foram isoladas acusticamente tornando esta divisão num potencial candidato a sala de home-cinema, game & jam session room.
Aos poucos irá sendo actualizada com nova tecnologia para que a experiência do cinema-em-casa seja cada vez mais gratificante e sublime.





Comments

Popular Posts