Skip to main content

Featured

A Magia Perdida do Shareware e das Demos de Videojogos

Lembram-se da emoção de esperar pelo ruído da cassete, rezando para que a demo carregasse? 📼 Nesta viagem nostálgica, recuamos aos anos 80 e 90 para celebrar a arte perdida das demos de videojogos . E não só! Houve um tempo em que os estúdios confiavam tanto na qualidade dos seus jogos que nos davam partes inteiras de graça. Recordo a revolução do Shareware , a paciência dos jogadores do ZX Spectrum com as demos da revista MicroHobby , a emoção dos Demo Discs da PlayStation e os DVDs repletos de conteúdo das revistas portuguesas BGamer , Mega Score e Hype . Para finalizar, analiso a triste transição para os trailers cinematográficos e o modelo de " Acesso Antecipado " e " Betas Pagas " de hoje, que substituíram a transparência pela pré-reserva cega. Neste vídeo vais encontrar: A Era da Cassete: O peso da revista e o carregamento lento. O Manifesto Shareware: Como Doom se espalhou "gratuitamente". Os Demo Discs: Por que é que o conteúdo era tão memor...

Dificuldade em Identificar uma Música?..



A maioria de nós já conhece aplicações para Smartphones como Shazam ou SoundHound, que permitem gravar alguns segundos de uma música e descobrir qual o artista a que pertence.
E se não possuirmos um Smartphone? Como poderemos identificar uma música que está a matutar na nossa mente há já algum tempo? Para tal, basta utilizar um microfone ligado ao computador, ir ao sítio www.midomi.com e cantar ou cantarolar para a caixa no topo da página!


No entanto, nem todos nós temos dotes vocais dignos de um Emmy. Mesmo com alta tecnologia à nossa disposição, o software poderá não reconhecer os sons emitidos.
Caso seja este o cenário, há sempre a possibilidade de utilizar a opção jfgi se nos lembrarmos de algumas palavras da letra da música que tanto procuramos.
Se não soubermos absolutamente nenhum verso - ou se a música for eletrónica e não possuir letra alguma - basta recorrer ao último reduto disponível: WatZatSong?. Basta um simples registo, cantarolar o pouco que sabemos da música que nos causa insónias, adicionar uma nota em texto que nos pareça relevante e esperar que o Mundo nos ajude a descobri-la.
Vamos experimentar?..

Comments

Popular Posts