Skip to main content

Featured

A Magia Perdida do Shareware e das Demos de Videojogos

Lembram-se da emoção de esperar pelo ruído da cassete, rezando para que a demo carregasse? 📼 Nesta viagem nostálgica, recuamos aos anos 80 e 90 para celebrar a arte perdida das demos de videojogos . E não só! Houve um tempo em que os estúdios confiavam tanto na qualidade dos seus jogos que nos davam partes inteiras de graça. Recordo a revolução do Shareware , a paciência dos jogadores do ZX Spectrum com as demos da revista MicroHobby , a emoção dos Demo Discs da PlayStation e os DVDs repletos de conteúdo das revistas portuguesas BGamer , Mega Score e Hype . Para finalizar, analiso a triste transição para os trailers cinematográficos e o modelo de " Acesso Antecipado " e " Betas Pagas " de hoje, que substituíram a transparência pela pré-reserva cega. Neste vídeo vais encontrar: A Era da Cassete: O peso da revista e o carregamento lento. O Manifesto Shareware: Como Doom se espalhou "gratuitamente". Os Demo Discs: Por que é que o conteúdo era tão memor...

De Volta aos Gloriosos Dias do ZX Spectrum e do Commodore Amiga..

Quem hoje ronda os 35 anos e, de alguma forma, cresceu a assistir à evolução dos videojogos e respectivos sistemas, lembrar-se-à do programa Ponto Por Ponto - apresentado pelo saudoso Raul Durão - e da rubrica de Paulo Dimas todas as sextas-feiras (passando posteriormente a ser exibido às terças).
Nesses belos anos, o vídeo Sony de 2 cabeças gravava todo o programa para que, após as aulas e o "TPC" concluído, não perdesse aqueles 5 minutos semanais onde o "guru" dos videojogos da época apresentava um ou, na melhor das hipóteses, dois títulos para o Commodore Amiga e/ou ZX Spectrum.
Para este último sistema existe, atualmente, a página web www.zxspectrum.net para que, de uma forma legal e totalmente gratuita, possamos recordar esses Gloriosos Dias.

Aqui ficam alguns vídeos do mítico Ponto Por Ponto que boas recordações trazem dessa época.

 


 


 


 



Comments

Popular Posts