segunda-feira, 12 de março de 2012

Sistema Nissan Connect num Qashqai de 2008



Para quem possui um Nissan Qashqai dos anos de 2007 e 2008 com um tradicional leitor de seis Compact Disc, poderá substituí-lo por um sistema atual e bastante completo.
Graficamente, o Connect não é muito atrativo e a qualidade sonora poderia ser melhor, mas é uma grande evolução face aos antiquados leitores de CD sem reprodução MP3, como é o caso do equipamento de origem nos modelos dos anos aqui em discussão.


Após alguma investigação e pesquisa, optei, então, por me aventurar no mundo dos Sistemas de Navegação e Multimédia Connect da Nissan, abandonando o Pioneer AVIC-F700BT já aqui anteriormente analisado.
• adaptador para o microfone integrado •













• antena GPS •

• ligação USB / Aux •


































É necessário ter algum cuidado aquando da aquisição, pois poderemos estar a adquirir um sistema Connect que tenha sido configurado para ser usado num Nissan Juke ou Note.

Posto isto, e com todas essas dúvidas dissipadas, fiz-me, então, ao negócio.

Assim sendo, para além do Connect (composto pelo sistema propriamente dito, antena GPS e cartão de mapas), necessitei também de adquirir um adaptador para o cabo original do microfone (para não perder a funcionalidade "mãos-livres") e uma ficha USB para ligar o iPod.


A instalação é simples e direta e o tutorial da desmontagem da consola central do Qashqai, podem consultá-lo aqui, no Pixel THING.


Este simples sistema torna a tarefa de condução bastante descontraída. É rápido a iniciar a navegação e nunca perdemos sinal, mesmo em túneis e parques de estacionamento subterrâneos, pois está conetado à função Speed Pulse do automóvel. O cartão SD de 2 GB contempla toda a Europa. Desta forma podemos aventurar-nos, sem receios e preocupações, e, inclusive, receber alertas de tráfego via TMC (nos países onde essa funcionalidade está disponível).
O rádio também vem equipado com os mais recentes avanços na tecnologia RDS, visto que informa qual a música, e o respetivo artista, que estamos a ouvir no momento.


Em suma, para tornar o Nissan Qashqai ainda mais atrativo e agradável de conduzir, o sistema Connect é fundamental e obrigatório.






Para terminar, uma curiosidade:

13 comentários:

  1. onde adquiriste o connect? e se quiseres dizer, quanto custou?
    tb queria uma coisa dessas.

    ResponderEliminar
  2. Através do ebay uk.
    Os valores já não sei precisar..

    ResponderEliminar
  3. onde posso arranjar canbo aux/usb ??? já agora estou para adaptar ao meu toyota e precisava de um microfone. obrigado

    ResponderEliminar
  4. boa tarde.nao sei se me consegue ajudar eu necessitava do ligação USB / Aux ja procurei em todo lado e nada, nao me consegue dar uma dica?
    MC

    ResponderEliminar
  5. Alguem consegue dizer se a antena de origem do qashqai e radio e gps ou só um deles? é que eu queria trocar para uma antena tubarao mas nao sei qual trocar porque tem os 2. antena tubarao normal só para radio ou antena tubarao de gps e radio?
    Qual delas optar???

    ResponderEliminar
  6. Boa noite Pedro
    Não me sabe dizer onde consigo o adaptador de microfone pois tenho esse radio montado e falta os comandos de volante e o microfone de mãos livres para o telefone

    ResponderEliminar
  7. Boas rogerio os cabos para os comandos do radio custa 8 euros se quiser eu envio a referencia do cabo

    ResponderEliminar
  8. Boa noite, não consigo encontrar um Auto-rádio igual pode-me informar onde arranjar igual já que o meu qashqai é de 2010 mas trás simples rádio. Obrigado

    ResponderEliminar
  9. tenho um qasqhai+2 teckna de 2007, aquele que já tem o navegador de gps em cima do tablier. Como não existem atualizações de gps desde 2012, pensei em adaptar um connect, é possível?

    ResponderEliminar
  10. amigo se não fosse pedir muito como posso fazer para adquirir um adaptador para o meu nissanconect do nissan note 2010, o meu muito obrigado

    ResponderEliminar